Livro de Mateus

Sefer Matitiyahu::Segundo Shem Tov::Ver vers.
Semita

Capítulo 11

1E acabou Yeshu de dar instruções aos seus doze discípulos, que partiram dali a ensinar e a pregar nas cidades da região.
2Quando João, aprisionado em uma fortaleza, ouviu falar das obras do Messias, mandou dois de seus discípulos perguntar-lhe:
3“És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?”
4Respondeu-lhes Yeshu: “Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes:
5os cegos vêem, e os coxos andam; os homens com tsara‘at[ndr] são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e os pobres estão comprometidos.
6E bendito é aquele que não se escandalizar comigo.”[ndr]
7Ao partirem eles, começou Yeshu a dizer às multidões a respeito de João: “Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8Mas que saístes a ver? Um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis.
9Mas por que saístes? Para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.
10Este é aquele de quem está escrito: "Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho."original
11Amen eu vos digo, que entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Imersor;[ndr]
12E desde os dias de João, o Imersor, até agora, o Reino dos Céus é tomado a força, e os violentos o destroem.
13Pois todos os profetas e a Torá profetizaram sobre João.
14E se quereis recebê-lo, este é Elias, que havia de vir.
15Quem tem ouvidos, ouça.
16Novamente disse-lhes: Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros:
17Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes.
18Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio[ndr].
19Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: “Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de transgressores e pecadores”. Os tolos julgando os sábios[ndr].”
20Então começou ele a repreender às cidades onde havia mostrado seus muitos prodígios e não se arrependeram[ndr], dizendo:
21“Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! E eis que, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício[ndr] e em cinza[ndr].
22Amen eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós.
23E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu? De lá, ao She'ol[ndr] serás lançada! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje
24Amen eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.”
25Naquele tempo falou Yeshu, dizendo: “Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, porque ocultaste estas coisas aos escribas[ndr] e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
26Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
27Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos ajudarei a carregarem a sua justiça.
29Tomai sobre vós o meu jugo[ndr], e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas.
30Porque o meu jugo[ndr] é suave, e o meu fardo é leve.”
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728