Números

BaMidbar

Capítulo 17

1Então o יהוה falou a Moshê, dizendo:
2Dize a Eleazar, filho de Arão Sacerdote, que tome os incensários do meio do incêndio, e derrame mais ali o fogo; porque são santificados:
3Os incensários destes pecadores contra suas almas: e farão deles placas estendidas para cobrir o altar: porquanto ofereceram com eles diante do יהוה, são santificados; e serão por sinal aos filhos de Israel.
4E o Sacerdote Eleazar tomou os incensários de bronze com que os queimados haviam oferecido; e estenderam-nos para cobrir o altar,
5Em memorial aos filhos de Israel que nenhum estranho que não seja da descendência de Arão, chegue a oferecer incenso diante do יהוה, para que não seja como Coré, e como seu grupo; segundo se o disse o יהוה por meio de Moshê.
6No dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moshê e Arão, dizendo: Vós haveis matado ao povo do יהוה.
7E aconteceu que, quando se juntou a congregação contra Moshê e Arão, olharam até o Tabernáculo do testemunho, e eis que a nuvem o havia coberto, e apareceu a glória do יהוה.
8E vieram Moshê e Arão diante do Tabernáculo do testemunho.
9E o יהוה falou a Moshê, dizendo:
10Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei em um momento. E eles se lançaram sobre seus rostos.
11E disse Moshê A Arão: Toma o incensário, e põe nele fogo do altar, e sobre ele põe incenso, e vai logo à congregação, e faze expiação por eles; porque o furor saiu de diante da face do יהוה: a mortandade começou.
12Então tomou Arão o incensário, como Moshê disse, e correu em meio da congregação: e eis que a mortandade havia começado no povo: e ele pôs incenso, e fez expiação pelo povo.
13E pôs-se entre os mortos e os vivos, e cessou a mortandade.
14E os que morreram naquela mortandade foram catorze mil e setecentos, sem os mortos pelo negócio de Coré.
15Depois se voltou Arão a Moshê à porta do Tabernáculo do testemunho, quando a mortandade havia cessado.
16E falou o יהוה a Moshê, dizendo:
17Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara por cada casa dos pais, de todos os príncipes deles, doze varas conforme as casas de seus pais; e escreverás o nome de cada um sobre sua vara.
18E escreverás o nome de Arão sobre a vara de Levi; porque cada cabeça de família de seus pais terá uma vara.
19E as porás no Tabernáculo do testemunho diante do testemunho, onde eu me declararei a vós.
20E será, que o homem que eu escolher, sua vara florescerá: e farei cessar de sobre mim as queixas dos filhos de Israel, com que murmuram contra vós.
21E Moshê falou aos filhos de Israel, e todos os príncipes deles lhe deram varas; cada príncipe pelas casas de seus pais uma vara, em todas doze varas; e a vara de Arão estava entre as varas deles.
22E Moshê pôs as varas diante do יהוה no Tabernáculo do testemunho.
23E aconteceu que no dia seguinte veio Moshê ao Tabernáculo do testemunho; e eis que a vara de Arão da casa de Levi havia brotado, e produzido flores, e lançado renovos, e produzido amêndoas.
24Então tirou Moshê todas as varas de diante do יהוה a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um sua vara.
25E o יהוה disse a Moshê: Volta a vara de Arão diante do testemunho, para que se guarde por sinal aos filhos rebeldes; e farás cessar suas queixas de sobre mim, para que não morram.
26E o fez Moshê: como lhe mandou o יהוה, assim fez.
27Então os filhos de Israel falaram a Moshê, dizendo: Eis que nós somos mortos, perdidos somos, todos nós somos perdidos.
28Qualquer um que se chegar, o que se aproximar ao Tabernáculo do יהוה morrerá: Acabaremos de perecer todos?
010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930313233343536