Antes de mais nada: A Verdade!
Diante de um ultimato, sempre achamos que nossos sofrimentos foram muito dolorosos, que nossas boas obras são muito valorosas, e nossas faltas são inocentes e sem importância.
Não se engane, isso é mentira.
Normalmente, nossas boas obras e sofrimentos são verdadeiramente insignificantes quando comparados a nossas faltas.
Não adianta buscar
Suas obras não são moeda de troca para escrever seu nome no Livro da Vida. Nossas orações, caridades e obras são fundamentais para nos aproximar de Deus, e não devem ser usadas como garantia para se ter um lugar no Reino.
Agradável a Deus é o amor verdadeiro que te leva a uma boa atitude, qualquer coisa feita por amor não espera recompensa, nem reconhecimento. Uma caridade ou oração feita por amor, não é uma atitude do intelecto, e sim o resultado da pureza da alma de um justo. Por isso, o que é capaz de te levar ao Reino de Deus não são suas obras, mas aquilo te levou a fazê-las.
Para ficar claro
Em todo o meu estudo, você encontrará muitas referências ao Judaísmo. Isso acontece porque Yeshua era judeu, seguia o judaísmo desde o seu nascimento, e tudo o que ele ensinava, sem nenhuma exceção, pertencia a religião judaica. Além disso, ele direcionava seus ensinamentos somente ao povo judeu, e falava abertamente que veio na terra apenas para resgatar os judeus que tinham se desviado da Lei de Deus.