Os dez mandamentos
E falou Deus todas estas palavras, dizendo:
- Eu sou o Eterno, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos.
- Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima nos céus, abaixo na terra e nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás, pois Eu sou o Eterno teu Deus, Deus zeloso, que cobro a iniquidade[ndr] dos pais nos filhos, sobre terceiras e sobre quartas gerações aos que Me aborrecem, e faço misericórdia até duas mil gerações aos que Me amam e aos que guardam Meus mandamentos.
- Não jurarás em vão em nome do Eterno teu Deus, porque o Eterno não livrará ao que jurar em vão pelo Seu Nome.
- Lembra-te do dia do Sábado para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o Sábado do Eterno teu Deus, no qual tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal e o prosélito que estiver em teus portões, não farão nenhuma obra porque o Eterno fez os céus e a terra, o mar e tudo o que há neles em seis dias e repousou no sétimo dia, e por isso o Eterno abençoou o dia do Sábado e o santificou.
- Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Eterno teu Deus, te dá[ndr];
- Não matarás;
- Não adulterarás;
- Não furtarás;
- Não darás falso testemunho contra teu próximo.
- Não cobiçarás a casa de teu próximo, não desejarás a mulher de teu próximo, nem seu servo, sua serva, seu boi, nem seu jumento e tudo o que for de teu próximo.[ndr]